6 de julho de 2010

MÓVEIS DE MADEIRA CERTIFICADA

O Brasil tem a maior área de floresta tropical do planeta. Contraditoriamente, é também o país com a maior taxa de desmatamento. Um estudo do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) indica que, em pouco mais de 30 anos, o desmatamento na Amazônia passou de 0,5% da floresta original para quase 17%, atingindo cerca 700 mil km2, em 2006. VOCÊ PODE contribuir para reduzir esse impacto optando por móveis de madeira certificada.

Uma das certificações mais conhecidas é o selo internacional FSC (Forest Stewardship Council), concedido no país pelo FSC Brasil (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal). A entidade confere dois tipos de selo: para florestas, nativas ou plantadas, e para produtos. Conhecido como cadeia de custódia, esse atestado rastreia todo processo de fabricação, da matéria prima ao produto final. 

O Brasil conta hoje com mais de 6 milhões de hectares certificados pelo FSC. "Ao exigir madeira com o selo, o consumidor tem a garantia de que foram aplicadas as leis, colhidos os impostos e respeitados os direitos dos trabalhadores. Além disso, há investimentos a longo prazo nas florestas." 
Revista Casa Claudia - Out 2008

1 de julho de 2010

MDF


O QUE É?


  • Produto relativamente recente, foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democrática Alemã e, posteriormente (1977), foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1994.

  • O MDF, da sigla em inglês Medium Density Fiberboard, é um painel de média densidade produzido a partir da madeira reflorestada de pinus e/ou eucalipto. É muito resistente e possui alta capacidade de usinagem. É um material com várias aplicações e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas.

COZINHA




Acolhedora, quente e receptiva, a cozinha pode ser considerada o coração da casa. Cada vez mais as pessoas adaptam a cozinha para preparar a comida na companhia dos amigos. Ela vira o palco para o cozinheiro e sua platéia.